sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PENSAMENTO DO DIA

Conhecer Deus, falar de Deus


Falar de Deus...parece algo tão simples e tão natural para nós cristãos não é mesmo? Mas, percebo que nem sempre acontece dessa maneira. Alguns sentem-se envergonhados, constrangidos, outros preferem não criar polêmicas, pois falemos a verdade, Deus causa polêmica em qualquer ambiente em que estejamos, ou estou errada? Digo isso pois a frase que mais escuto quando o assunto é Deus, é aquela famosa: “religião, política e futebol, não se discute!”. Eu particularmente discordo dessa afirmação, pois quando conhecemos sobre um assunto, porque não questionar, porque não se abrir ao conhecimento e permitir que o outro conheça? Não concordo com a tal política de boa vizinhança de “ficar em cima do muro.” Mas, isso tem um fundamento: ou não conhecemos o assunto ou não temos argumentos convincentes e por isso optamos muitas vezes em nos calar.

Porque é tão difícil falar de Deus? Porque Deus é muito mais do que aquilo que cabe em nossa cabeça, em nossa imaginação. É preciso fé e razão para conhecer e falar de Deus. Papa João Paulo II em sua encíclica fides et ratio diz que “A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer a Ele, para que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio”.

Muitas pessoas tem dificuldade de acreditar em Deus por serem absolutamente racionalistas. Temos dificuldade principalmente em relação aos sentidos e imaginação pois o nosso fisico se alimentam de coisas materiais e a imaginaçao é alimentada pela realidade material. Deus não se pode experimentar dessa forma. Ele não é algo sensível no sentido de ser palpável materialmente. Para acreditar em Deus podemos ser racionais, mas precisamos da fé caminhando junto com a nossa racionalidade.

Mas, as dificuldades não param por aí. Temos de levar em consideração nossas más inclinações provenientes do pecado original, logo se torna ainda mais difícil aceitar a verdade de Deus pois implica em mudança de vida, abrir mão das minhas vontades e me submeter a Deus. Podemos usar como exemplo, o importante diretor de uma empresa que tem muitos subordinados, ou seja, ele tem certa autonomia, certo poder sobre seus empregados. Porém, ele também é subordinado ao dono desta empresa, logo recebe ordens e se submete ao poder de seu superior. Essa é uma maneira de demonstrar que o que é fisico é facilmente aceitável como a relação patrão/empregado mas ao refletir sobre Deus você esbarra na dificuldade de não acreditar e achar falso aquilo que lhe desagrada e é isso que leva as pessoas a se acomodarem, mentirem para si mesmas. Papa Pio XII em sua encíclica Humani Generis, nos fala claramente sobre estas questões de dificuldades que o homem encontra para crer na verdade de Deus: “Isso faz com que os homens, em semelhantes questões, facilmente se persuadam de ser falso e duvidoso o que não querem que seja verdadeiro.”

Por isso, irmãos, precisamos orar por nós, pelos que não creêm, mas também é de suma importância estudar, deixar de ser acomodados e nos aprofundar sobre a nossa fé, nosso Deus e sem temor anunciar o nosso Deus Vivo e verdadeiro.

Fiquem na Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário