domingo, 10 de outubro de 2010

Nossa Senhora de Nazaré abençoa mais um Círio

O Círio é um dos eventos do mundo que mistura duas ciências: a exata e a humana. Falar da procissão e não falar de números é tarefa quase divina. A quantidade de romeiros bateu todos os recordes. Assim como a rapidez com que o caminho secular da procissão foi percorrido. Foram cerca de 2 milhões e 200 mil romeiros seguindo a berlinda com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré só na grande procissão deste domingo (10). Os dados do Dieese no Pará (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) também mostram que o Círio de número 218 foi o mais caro da história, custando cerca de R$ 2,2 milhões.



A força da fé - que provocou o rompimento da 5ª estação durante a Trasladação ontem (9) - foi, neste domingo, a energia necessária para manter atrelada a corda à berlinda até a avenida Nazaré próximo a TV Liberal. A partir daí, o desejo de levar para casa um pedacinho de um dos mais simbólicos elementos do Círio fez com que promesseiros começassem a cortar pedaços da corda, o que provocou revolta em outros fiéis. A quinta estação foi cortada e a procissão continuou com quatro estações atreladas à berlinda, um pouco mais lenta.



Os números se mostram presentes também no relógio. A procissão deste ano foi uma das mais rápidas da história. A berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré saiu da Catedral de Belém às 6h34 e, após cinco horas e 30 minutos de devoção, a imagem de Maria entrou na Praça Santuário. Nessa linha divisória entre números e sentimentos, a fé e emoção, apesar de imensuráveis, estão 'escancaradas' em cada rosto, em cada lágrima, em cada mão unida à outra ou erguida ao céu pedindo bênçãos ou agradecendo graças alcançadas.



A festa foi perfeita tal qual uma divindade. 'Está tudo maravilhoso, transcorreu muito bem, como o planejado. Estou muito feliz', comemorou o coordenador da Festa de Nazaré, César Neves. Outro que realizado é o Padre Ramos. 'Estávamos angustiados, todos querendo que este Círio fosse o mais perfeito possível para que pudéssemos mostrar ao nosso novo arcebispo o quanto a fé do paraense e essa procissão é maravilhosa', revelou.



E toda a organização do Círio impressionou quem veio de fora. A carioca Cristina Melo, uma dos 69 mil turistas que participaram da procissão, já acompanhou o Círio no Rio de Janeiro, mas foi a primeira vez que esteve em Belém. 'A emoção foi muito maior. É impressionante todo esse povo que acompanha a berlinda, toda essa demonstração de devoção dos romeiros é indescritível', contou emocionada.

O sentimento de entrega e servidão é traduzido no pagamento de promessas. Corpos machucados e sensação térmica de 39ºC não desanimam quem tem muito a agradecer à Virgem de Nazaré. É o caso de Jorge Corrêa, de 50 anos. Desde 1999, o promesseiro faz o trajeto do Círio de joelhos. 'Minha mãe estava muito doente, desacreditada pelos médicos, e desde que ela se curou eu venho de joelhos agradecer a Nossa Senhora', relatou.


A graça alcançada também pode ter sido um bem material. Depois de muitos anos de luta, Fabíola da Silva, 40 anos, conseguiu comprar a sua casa própria e hoje acompanha a procissão com a tradicional casa de miriti na cabeça. 'Essa foi uma maneira que encontrei para agradecer o meu pedido e para dar mais peso, coloquei um tijolo, para que a Santa perceba como sua ajuda foi necessária', afirma.


Muitas vezes as promessas e a fé dos pais são transferidas para os filhos. Milhares de crianças, vestidas angelicalmente, acompanharam a procissão mesmo sem entender todo o significado da grande festa religiosa dos paraenses.



A tradicional chuva belenense hoje foi de papéis picados. As homenagens durante o percurso coloriram as ruas da capital. A apresentação musical do padre Fábio de Melo, Juliana Sinimbú e Artur Nogueira, em frente ao Banco do Brasil encantou romeiros e convidou todos a louvarem Maria através do canto.

Uma das mais esperadas homenagens do Círio é a queima de fogos realizada pelo Sindicato dos Estivadores do Pará. Nem a apreensão de fogos de artifício na noite da Trasladação embaçou esta manhã. Foram mais de duas mil pistolas de fogos de artifício para saudar a Rainha da Amazônia.

As saudações à Virgem continuaram por toda a extensão da avenida Nazaré até a entrada da Imagem Peregrina na Praça Santuário, às 11h54, seis minutos antes do horário previsto pela Diretoria da Festa. Lá será a morada da Padroeira dos Paraenses pelos próximos 15 dias.

Após cinco horas e 30 minutos de orações e agradecimentos, mais um Círio chega ao fim com a certeza de fé, amor e devoção à Maria renovados. Para os romeiros, fica a expectativa para a próxima homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário