A ONG Espaço Novo Ser realiza, todo domingo, de 9h às 14h, no posto 3 da Barra da Tijuca (RJ), o projeto Praia Para Todos, que torna as praias cariocas mais acessíveis. Uma pesquisa realizada pela instituição no final de 2009 comprovou as condições deploráveis de acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a estes locais. Os problemas constatados são diversos, desde a falta de rampas a dificuldade de transição de uma cadeira de rodas pela extensão das faixas de areia. Até maio de 2010, no entanto, elas poderão visitar as praias com mais liberdade.O Praia Para Todos tem caráter itinerante para que possa estar em diferentes cenários litorâneos e comunidades cariocas. Além da Barra da Tijuca, as praias de Copacabana, Ipanema e Piscinão de Ramos também serão contempladas, nesta ordem.
A iniciativa propõe aumentar a integração da pessoa com deficiência com a natureza e o esporte, promover mais sociabilidade e, ainda, despertar a atenção da opinião pública. O Projeto oferece o banho de mar orientado, atividades de recreação e iniciação ao desporto adaptado. Entre eles estão o surf adaptado, oferecido pelo renomado Rico de Souza, o voleibol sentado de praia, futebol de anões e o frescobol e a peteca adaptados. Também serão realizadas atividades para crianças, como jogos recreativos e piscina infantil. Todas as atividades serão ministradas e realizadas sob a orientação de profissionais especializados e de voluntários da instituição.
![]() |
| Surf adaptado |
O projeto ainda realizará o Desafio de Vôlei Sentado de Praia, no dia 21 de fevereiro, às 9h, no posto 3 da praia da Barra da Tijuca. De um lado da quadra, as campeãs brasileiras de vôlei de praia Talita e Maria Elisa e as medalhistas olímpicas Fabí Alvim e Shelda. Do outro lado, Mauro Vilarinho, Diego Rebouças, Ricardo Holanda e Carlos Augusto Barbosa, jogadores do vôlei para-olímpico (indoor). A idéia é que as atletas joguem nas mesmas condições dos deficientes físicos, ou seja, sentadas. O evento pretende aumentar a visibilidade do esporte, que briga por um espaço já nas Para-olimpíadas de 2016, no Rio, e promete ser uma competição animada e divertida.
"É muito legal ver que através de uma brincadeira poderemos passar uma mensagem tão bacana. E, principalmente através do esporte, poderemos falar de um tema tão sério que é dar a todos os cidadãos os direitos que eles merecem", comenta a líbero da seleção Fabí Alvim.
![]() |
| Infra-estrutura: esteira para passagem de cadeiras de rodas, sinalização sonora, piso tátil, cadeiras anfíbias e de banho. |
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 10% da população mundial apresenta algum tipo de deficiência. No Brasil, são cerca de 24,6 milhões de pessoas. A ONG Espaço Novo Ser ofecere uma infra-estrutura básica aos usuários do Projeto, que inclui esteira para passagem de cadeiras de rodas, sinalização sonora, piso tátil para deficientes visuais, cadeiras anfíbias e de banho - de fácil deslocamento pela areia e que ainda flutua na água -, vagas de estacionamento reservadas, rampas de acesso à areia e tendas.
"A praia é um dos lugares mais aprazíveis e é o que tem as piores condições de acessibilidade. Com os avanços das tecnologias 'assistivas', como a cadeira anfíbia, conseguimos implantar o Praia Para Todos, que atende a uma necessidade nossa."
www.praiaparatodos.com.br


Olá Carmen,
ResponderExcluirAdorei conhecer um pouco sobre você e também seu blog.
SEus trabalhos são muito bonitos e caprichados, parabéns!
Esse projeto é muito legal e seria um sonho realizado ver inúmeros projetos de inclusão, em todas as áreas.
Beijos
Valéria